top of page

Calendários mundo afora e como se reinventaram


Um dos calendários mais famosos do mundo, o calendário Pirelli foi lançado em 1964 e, desde então, foram feitas 47 produções registradas por 37 fotógrafos diferentes. Há alguns dias atrás foi anunciado o de 2020, cujo título é “Looking for Juliet”, inspirado na história de Romeu e Julieta. Fotografado por Paolo Roversi em Paris e em Verona, tem em seu elenco estrelas como Kristen Stewart, Emma Watson, Rosalía, India Moore, entre outras celebridades. Grandes ícones do cenário fashion já passaram pelo calendário. Nos primeiros lançamentos, eram fotografadas apenas modelos, mas, de um tempo para cá, a objetificação do corpo feminino está sendo substituída pela importância da história que envolve a produção. Modelos como Gisele Bündchen e Naomi Campbell foram fotografadas para o Pirelli, mas artistas como Bono Vox, BB King e Jennifer Lopez também. A produção de 2020 não só fala por si só por meio de imagens, transmitindo com emoção e beleza o tema, mas, também, é um grande exemplo de empoderamento feminino e de como o calendário evoluiu artisticamente ao longo dos anos.

Fotos do calendário Pirelli 2020

Aproveitando a deixa do sucesso que tem sido o calendário Pirelli, em especial o destaque que tem tido esse ano, fomos atrás de outros calendários famosos e característicos ao redor do mundo. Seguindo pela linha artística, temos o calendário Lavazza. Pra quem não conhece, Lavazza é uma marca italiana de café. Fotógrafos de renome internacional estão envolvidos todos os anos com a produção. As histórias são sempre bem pensadas e cheias de conceito. O fotógrafo do calendário de 2020 foi ninguém menos que David Lachapelle. O título desse ano é “Earth Celebration” e Lachapelle e sua equipe trabalharam para passar por meio de imagens essa celebração da terra e para sugerir ações a fim de salvá-la. O café está sempre presente nas produções e o principal objetivo do calendário Lavazza é “estimular o senso crítico por meio da arte e da beleza”.

Fotos do calendário Lavazza 2020

Passando dessa linha artística para calendários mais tradicionais - porém nem tanto assim - temos o calendário Romano dos padres do Vaticano. Desde 2004, o Piero Pazzi fotografa os “padres bonitões” pelas ruas de tal cidade. Muitos não gostaram dessa ideia, pois, de início, Pazzi clicava-os em momentos espontâneos, sem eles saberem. Porém o calendário tomou tal dimensão que, atualmente, é um dos mais famosos souvenires que você encontra à venda em Roma e na cidade do Vaticano. A maioria dos padres agora posam para o calendário por vontade própria, por acharem interessante a ideia do projeto e ficam felizes por participar. Além de apreciar a beleza dos padres da cidade, na edição ainda é possível encontrar informações básicas e algumas curiosidades sobre características gerais da famosa cidade lar do papa.

Fotos de diversos anos do calendário Romano

Ainda falando de calendários tradicionais, provavelmente você já viu ou ouviu falar dos calendários de bombeiros. Porém esse não é apenas um calendário de bombeiros, ele é um calendário de bombeiros australianos que começou a ser publicado em 1993. E além de bonitos, desde a edição passada, posam com várias espécies de animais - dentre os animais estão gatos, filhotes de cães, cavalos, animais da fazenda, animais selvagens da Austrália. Você encontra na loja do site a versão do calendário sem os animais também. Todos os fundos arrecadados nas vendas são revertidos em projetos sociais e em auxílio a instituições de caridade. O calendário de 2020 terá seu lucro doado a um hospital infantil, o de 2019 arrecadou fundos para ajudar uma instituição de animais silvestres.

Fotos do calendário dos bombeiros australianos 2019 e 2020

O último, não tão famoso assim, mas com um objetivo não menos importante, temos no Brasil o calendário Cão Sem Fome. O projeto existe desde 2004, o calendário é mais recente, mas também já vem sendo vendido há alguns bons anos. A instituição ajuda aproximadamente 500 animais mensalmente e você pode ajudar doando pelo site e comprando os produtos deles. O valor arrecadado é revertido em castrações, vacinações e na saúde, em geral, dos animais assistidos pela instituição. O tema do calendário esse ano será “Adote sem preconceito” e contará as histórias de alguns animais que passaram pelo Cão Sem Fome, desde o acolhimento até sua adoção, o que trará uma reflexão sobre o abandono de animais e os maus tratos.

Partes do calendário Cão Sem Fome 2020

216 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page