top of page

Fotografia nos anos 80 e 90 - Antonio Freitas



Kibon - Anos 80

Antonio Freitas é um dos sócios da Fresh. Veio da fotografia comercial e se destacou por renovar a fotografia de culinária no final dos anos 80 e por toda a década de 90. Autodidata, finalista nas categorias PeB, retrato e paisagem no Prêmio Mobgraphia em 2018, relembra um pouco sobre como tem aproveitado o período de pandemia para revirar e reorganizar seu acervo profissional. Enquanto arrumava encontrou essas fotos para o lançamento do sorvete sabor Papaia, da Kibon, em 1983.





Kibon - Anos 80

Ele recorda com carinho a diferença entre os processos na década de 80, e atualmente, “A agência imprimia as embalagens em off-set e um profissional especializado chamado 'mocapeiro' montava cada uma para parecer que, de fato, havia um sorvete lá dentro. Era necessário utilizar uma grande quantidade de frutas, porque o cliente precisava aprovar uma opção entre vários cliques de polaroid. Afinal, a foto era cara e a margem para errar era muito pequena.”, lembra.





Primeira imagem tratada digitalmente - Anos 90

Também para a Kibon, Freitas produziu imagens premiadas, sendo estas imagens reconhecidas por inovarem o meio fotográfico ao incluir as edições digitais. Essa imagem, por exemplo foi a primeira imagem a ser tratada digitalmente, junto com a Agência de Publicidade AlmapBBDO, nos Estados Unidos.




Kibon - Anos 90

Outra linha que recebeu os cuidados do fotógrafo foi a linha Fruttare, nos anos 90. As fotos feitas para Fruttare receberam prêmios e marcaram o nome dele para a história da fotografia. Mas, muito se engana quem pensa que foi fácil. Freitas nos contou que o processo para encher a embalagem era montar cada elemento para parecer havia algo ali, para enfim posicionar o palito e o sorvete e bater a foto.



Freitas permanece na área atuando com seu sócio Sidney Haddad, fotógrafo urbano, no Estúdio Fresh em São Paulo, produzindo fotografia de culinária e produtos de beleza. A Fresh dá continuidade aos 30 anos de parceria dos sócios, mantendo sua excelência no atendimento ao marketing e à publicidade dos clientes, mas vem propor novos caminhos - olhando a partir de agora a fotografia como um conceito, como ferramenta, para que ela seja utilizada em qualquer área onde a imagem puder se encaixar.


912 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page