top of page

Dicas de fotografia: Você sabe o que é fotometria?



A fotometria nada mais é do que o ato de medir a luz e seu objetivo é calcular a quantidade da mesma que entra na câmera para que a imagem capturada saia harmônica.

Para uma boa fotometria coloque sua câmera no modo manual e precisará ajustar três variáveis primeiro:

-A abertura do diafragma

-O ISO

-Velocidade do obturador

Ao configurar a velocidade do obturador, você pode observar o indicador na escala do fotômetro se movendo.


Temos alguns modos de foco de imagem, são eles modo matricial, parcial e ponderada ao centro. Todos levam algo em consideração e vai da intenção do fotógrafo qual melhor se adequa a cada situação.


O modo matricial, que leva em consideração toda a imagem, é propício para quando todas as áreas da foto devem ficar em equilíbrio de luminosidade.

para a leitura correta da luz o ponteiro ou “tracinho” precisa ficar no meio ou no 0 (zero).


O modo parcial é historicamente mais antigo, mede a luz em toda a área do visor, mas coloca a sua maior importância na parte central do mesmo. Este foi durante décadas o modo mais utilizado nas câmeras reflex com fotômetro incorporado e bastante utilizado pelos fotógrafos de retrato, pois a exposição é calculada com base na luz que é refletida pelo assunto principal – o modelo. Muitas gerações de fotógrafos utilizaram estes tipo de leituras para efetuarem a medição da exposição.


A ponderada ao centro mede igualmente a luz em toda a área do visor, colocando grande parte do seu peso na zona central do mesmo, mas faz uma média ponderada dos valores medidos. Este modo de medição é ligeiramente mais rigoroso que o modo de medição “CENTRAL ou PARCIAL” porque apesar de dar mais importância ao centro, não ignora o que está à sua volta.


Existem dois tipos de medição de luz:

Luz incidente : É o que se mede a luz que incide sobre a área de interesse. Ela é medida com um fotômetro externo. ...

Luz refletida: É o que se mede a luz que reflete sobre a área de interesse. Ela é medida com um fotômetro interno.

Quando a câmera se encontra no modo automático, o fotômetro realiza todos os ajustes sozinho com o objetivo de evitar que a foto fique tremida. Já no seu modo manual, o aparelho pode ser ajustado de acordo com o objetivo e prioridades do fotógrafo.

No caso do ajuste automático existem algumas situações de risco, pois nem sempre a câmera consegue captar o que é ideal em relação à medição de luz. Isso pode acontecer na presença de objetos que refletem mais luz do que outros ou dependendo da intensidade das fontes de luz do ambiente (fotografias na praia, por exemplo).

1.377 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page