Buscar
  • Gabriele Ferreira

OLHARES DA FOTOGRAFIA: J. R. DURAN



Se você gosta de fotografia de moda ou de publicidade e não conhece J.R. Duran, tem alguma coisa errada. Mas, calma, vamos falar sobre ele. Josep Ruaix Duran, conhecido popularmente como J.R. Duran, é um fotógrafo nascido em Barcelona e radicado no Brasil.


No Brasil desde 1970, e com estúdio fotográfico montado em São Paulo por volta de 1979, Duran começou a fotografar para revistas de moda como Vogue e Elle Brasil, assinando inúmeras capas e editoriais para diversas publicações. Ao mesmo tempo começou a trabalhar para agências de publicidade e propaganda como DPZ, McCann, Thompson, Talent e para clientes como Johnson & Johnson, General Motors, Volkswagen, Souza Cruz, British American entre outros. Ganhou sete prêmios Abril de Jornalismo, além de ser a capa da edição nacional da Veja em janeiro de 1988, em um especial com o titulo “O Mago das Lentes”.



Em 1989 mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou para Harper’s Bazaar USA, Elle (edições francesa, inglesa, italiana e espanhola), Mademoiselle, Glamour, Tatler, Vogue (alemã). Em 1995 voltou a viver no Brasil. Publicou os livros “As melhores fotos” e “18 Fotos”. Em entrevista ele relembra para a jornalista brasileira Marília Gabriela que um grande potencial no inicio da carreira foi o nu artístico, e que quando iniciou, fotografar nus não era tido como sério por outras pessoas, inclusive para alguns fotógrafos também. “Achei que se eu fizesse direito poderia ser”, disse.



Famoso por fotografar editoriais, Duran fotografou esportistas brasileiros em um editorial chamado “Atletas Olímpicos em Movimento”, realizado em comemoração às Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.




J.R. Duran ainda é muito requisitado entre as principais revistas do universo da moda. Suas principais colaborações são com a revista Vogue. Mais especificamente a edição brasileira da publicação, Duran é conhecido por saber contextualizar bem o local onde a foto é realizada. Por último, mas não menos importante, destacamos a fotografia sensual de Duran. Ele foi um dos precursores nesse ramo aqui no Brasil. Criticado no início da carreira, hoje, construiu um nome de sucesso com sinônimo de qualidade editorial.





E para conhecer mais fotógrafos talentosos e aclamados como Duran fora suas trajetórias clique aqui.

1,038 visualizações0 comentário