Já conversamos sobre ângulos, enquadramento e composição, mas a fotografia é bem mais que isso. O principal ponto para uma boa fotografia é a paciência. Seja no estúdio, para conseguir o melhor resultado no quesito iluminação e composição, ou na rua, onde você precisa esperar o momento exato para aquele clique especial. Fotografar na rua é um exercício de observação, é visualizar objeto que será fotografado, com os olhos, antes da lente.
Além de buscar referências, - o que é fundamental - para criar seu próprio estilo é necessário estar de olhos abertos para o mundo que nos cerca. Cada esquina guarda uma história, um recorte, um pedaço do momento, e estar atento para esse mundo é fundamental para quem desejar fotografar. Com o mundo globalizado tudo está rápido demais, absorvemos tanta informação online, que muitas vezes o mais simples acaba sendo esquecido.
Muitos iniciantes na fotografia se preocupam com equipamento antes de focar no principal, que é observar o mundo ao nosso redor, e entender que com cautela nas movimentações, uma esquina se torna um lindo recorte de uma história. O controle sobre a cena que o estúdio traz é incrível, mas a imprevisibilidade da fotografia de rua, faz com que o fotógrafo ganhe rapidez para o improviso.
Aqui está uma lista de fotógrafos que fazem trabalho na rua, para que você possa se inspirar: Martin Stavars - Martin tem um trabalho incrível usando longa exposição em grandes centros urbanos, suas fotografias têm uma linguagem única, vale a pena conferir.
Alexandre Urch / @aurch - Urch tem uma composição impecável, seu instagram está cheio de fotografias que retratam o modo Alexandre enxerga o caos da metrópole, onde São Paulo fica menos fria e nublada.
Roberto Pazzi / @Roberto_pazzi_photography - Com fotografias cheias de cores e texturas, um passeio pelo instagram de Pazzi, é uma viagem por diferentes culturas e costumes.
Comments