Buscar
  • Gabriele Ferreira

OLHARES DA FOTOGRAFIA - MARY ELLEN MARK



Um grande intuito da fotografia é fazer com que as pessoas se questionem, como da arte em geral, seja com críticas leves ou nítidas. Durante a história da fotografia mulheres brilharam e encantaram nessa função e hoje falaremos sobre Mark Ellen Mary.

Mark Ellen Mary nasceu em março de 1940 no subúrbio da Filadélfia, e começou a fotografar com uma câmera Brownie aos 9 anos. Sua primeira formação foi em pintura e história da arte, em 1962 na Universidade da Pensilvânia.

Fotojornalista, trabalhava também com fotografia documental, retrato e fotografia publicitária. Ela fotografou pessoas que estavam "afastadas da sociedade em geral e em direção às suas margens mais interessantes e muitas vezes problemáticas". Com mestrado concluído em 1964, acompanhou inúmeros fatos marcantes.


Um de seus trabalhos renomados foi publicado no livro Sweetrise, onde acompanhou a vida de uma jovem de 13 anos nas ruas de Seattle, mostrando envolvimento com drogas e prostituição. Mary também consagrou seu nome trabalhando na agência Magnum, onde poucas mulheres conseguiam trabalhar como fotojornalistas na época.



Em 1965 a fotógrafa recebeu para ir fotografar na Turquia por 1 ano, e fotografou para o seu primeiro livro intitulado como “Passaport”, lançado em 1974. Saindo de lá, ela foi fotografar na Alemanha, Grécia, Itália e Espanha.

Em 2014, ganhou o Lifetime Achievement in Photography Award, um prêmio muito importante em fotografia, concedido pela George Eastman House. Seu legado é valioso e sua produção é extensa: chegou a publicar 18 livros em vida.



A fotógrafa faleceu em 2015, em Nova York, aos 75 anos, de uma síndrome mielodisplásica que afetou seu sangue e medula. Mary Ellen continuava trabalhando, lecionando e criando livros até o momento de sua morte.

Mesmo após morrer seu trabalho continua ativo e encantando pelo mundo. No dia 16 de janeiro de 2021, haverá uma exposição com 30 de suas obras no National Museum Of Women In The Arts, em Washington, com uma visão maravilhosa e misteriosa da infância. O Museu adverte, em período de Covid-19 medidas de segurança estão em ação. Mais informações sobre esses cuidados disponíveis no site do museu.



https://nmwa.org/exhibitions/mary-ellen-mark-girlhood/



962 visualizações

Siga a gente:

Site desenvolvido pela

logo wowpoc.jpg
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon