Siga a gente:

Site desenvolvido pela

logo wowpoc.jpg
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
Buscar
  • Thais Bairros

Composição Fotográfica - O que você precisa saber para melhorar suas fotos



Uma das primeiras coisas que devemos levar em consideração para uma boa fotografia é a sua composição - que nada mais é do que o arranjo dos elementos dentro do quadro a ser capturado. Com uma composição fotográfica equilibrada, de elementos harmoniosamente organizados, é possível se obter imagens mais comunicativas e agradáveis de se ver, fazendo com que o espectador fixe sua atenção especialmente nos pontos de interesse. A disposição de objetos, texturas, cores e formas é de extrema importância na estruturação de uma foto, sendo capaz de despertar emoções em quem a observa e proporcionando uma maior qualidade estética. Por isso, tão importante quanto equipamento e técnica, é o olhar do fotógrafo. É necessário criatividade, sensibilidade e percepção. Às vezes aquela foto só precisa de um ajuste de ângulo - pode ser questão de um passo para fazer toda a diferença.


Como acreditamos que a prática leva a perfeição, separamos algumas dicas de composição para treinar o olhar e deixar suas fotos com um ar mais profissional.


Regra áurea:


Baseada na proporção áurea, também conhecida como a espiral de ouro ou divina proporção. Nesta regra, conseguimos identificar o assunto principal e, ainda, guiar o olhar do espectador pela imagem inteira. Apesar de ser inteiramente ligada a matemática, não precisamos entender muito de números, apenas nos familiarizar mais com a espiral. Com o tempo, se torna possível voltar o olhar a ela mais facilmente, até se tornar algo fluido e natural. A forma e direção da espiral não é o que importa, mas, sim, o espaçamento e a distância entre seus loops. Observe a seguir como fica cada vez mais explícito.







Regra dos terços:


A regra dos terços é a técnica de composição mais conhecida e usada. Uma simplificação da regra áurea, ela consiste em dividir a imagem em três partes horizontais e verticais. Os pontos formados entre as linhas divisoras são chamados de pontos de interesse, que é onde, geralmente, posicionamos os assuntos principais e motivos de interesse - sobre esses pontos ou guiado por eles.


Fotos com assunto centralizados, geralmente, tendem a parecer mais estáticas, por isso, menos interessantes. Sendo assim, a regra dos terços nos dá posições mais fortes e apelativas visualmente. Para deixar a imagem mais interessante, é necessário prestar atenção no movimento dos assuntos. Normalmente, deixamos dois terços de espaço na frente para o objeto poder “se movimentar”. O mesmo acontece com fotos de perfil, precisamos dar espaço para a direção do olhar do objeto fotografado.





Regra das metades:


Como o próprio nome diz, a regra das metades consiste em dividir a foto na metade, deixando o assunto principal de um lado e o secundário de outro. Esta regra torna sua foto mais direta, nítida e dá mais realce ao tema principal.





Ainda existem outras regras para tornar suas fotografias ainda mais interessantes. Fique de olho, pois falaremos sobre elas em breve!


Enquanto isso, que tal tentar começar a mudar o olhar em suas próximas composições e treinar um pouco as regrinhas de hoje?


#composição #fotografia #regradosterços #leiaurea #técnicasfotográficas #dicadefotografia

30 visualizações