top of page

Fotografia: DSLR vs. Smartphone


A tecnologia avança a cada segundo e, em um piscar de olhos, temos um novo modelo de smartphone, televisões com múltiplas funções... Já chegamos até aos carros que andam sozinhos!


A corrida tecnológica das gigantes que fabricam smartphones é feroz, sempre tentando estar um passo a frente para conquistar novos clientes. Com os recentes lançamentos como o Iphone 11, Galaxy Note 10 e muitos outros, fica claro que as câmeras são uma grande aposta dessas empresas.


Com as marcas investindo alto nesse quesito, os apaixonados por fotografia muitas vezes se perguntam: o que vale mais a pena? Comprar um aparelho top de linha ou uma câmera “profissional”? Antes de responder essa pergunta, vamos exemplificar o que são as câmeras profissionais.

Para a maioria das pessoas, elas são as DSLR Full Frame – aquelas câmeras mais robustas que permitem trocar as lentes de acordo com a necessidade – ou as cropadas – cujo sensor é um pouco menor, mas também permitem a troca de lentes. Para usá-la amplamente, se faz necessário adquirir mais acessórios, pode, também, ser mais complicado entende-las e uma pós fotografia com alguns ajustes e um bom tratamento de imagem quase sempre é essencial. Ou seja, para fotografar com essas câmeras, você precisa estar ciente do processo de obtenção da imagem e querer aproveitá-lo ao máximo - o que vai muito além de apenas focar o objeto e fotografar.

O fato é que algumas dessas câmeras em si, são muito mais baratas que um celular, mas, vale o investimento? Lembre-se que a câmera é apenas uma parte do necessário, mas que já é um grande passo para fotos mais profissionais. Porém, se você espera algo mais simples da fotografia, está mais preocupado em registrar o momento, atualizar seu Instagram com fotos de boa qualidade, ter imagens bonitas de coisas mais simples, um bom smartphone, com certeza, é a melhor pedida. Eles são mais limitados e não te permitirão tirar fotos da lua, ou de pássaros em uma distância considerável, por exemplo, mas vão suprir suas necessidades quanto a ter fotografias nítidas, harmoniosas e de boa qualidade.


Por Matheus Nascimento

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page