top of page

Composição Fotográfica - Uma questão de perspectiva



Como mencionamos no post “Composição Fotográfica - O que você precisa saber para melhorar suas fotos”, para uma boa fotografia é essencial uma composição bem elaborada, pois, assim, é possível capturar imagens mais comunicativas e harmoniosas, de modo que quem a vê fixe mais sua atenção aos detalhes e entenda melhor a mensagem que se pretende passar. Por isso, vamos dar continuidade nas nossas dicas, que não necessariamente você precisa seguir à risca, mas que entendê-las te fará ter um outro olhar sobre a imagem e, com certeza, melhorará consideravelmente seu estilo de fotografar.


Nas dicas anteriores falamos sobre as regras áurea, dos terços e das metades. Tente recapitulá-las, pois elas farão ainda mais sentido após nossas próximas dicas e conseguiremos misturá-las para uma foto ainda mais interessante.


Enquadramentos em enquadramentos


Sabe aquela foto em que a paisagem ao redor parece ser uma moldura do objeto fotografado? Isso é um enquadramento em um outro enquadramento. Essa técnica concentra mais a atenção do observador no motivo e pode sugerir um sentido mais amplo do que se percebe num primeiro momento. E, além de criar uma maior sensação de profundidade na imagem, pode também esconder pontos distrativos do primeiro plano. Ao utilizá-la, é interessante prestar atenção nas cores, que acabam dando outro sentido à imagem dependendo da forma como forem trabalhadas.


Composição simétrica


Essa técnica é daquelas que você precisa saber quando utilizar, porque pode acabar deixando sua fotografia muito comum ou até sem sentido. Quando bem utilizada, ela transmite força, estabilidade e solidez. Sua estratégia se baseia na simplicidade dos elementos - na verdade, simplicidade é a palavra-chave quando se fala numa composição simétrica.


Esse tipo de composição pode ser eficaz na organização de imagens com detalhes muito elaborados e uma técnica recomendada, também quando se fala de simetria, é simplesmente quebrá-la introduzindo um ponto focal ou de tensão na cena.


Composição radial


Essa é a composição daquelas imagens que vemos os elementos principais se espalhando pela imagem a partir de um ponto central. O mais interessante dessa técnica é a sensação de vida que ela transmite. Ao mesmo tempo que chama a atenção para o meio, conseguimos perceber a distribuição dos componentes ao redor que parecem de algum jeito se mover.


Sobreposição


O maior objetivo dessa técnica é transmitir profundidade. Como a fotografia é bidimensional, é interessante trazer o conceito de tridimensionalidade, que os olhos captam, por meio da imagem. Para realizar uma composição com sobreposição, é possível aumentar a perspectiva por meio de contrastes e dinâmicas entre planos e objetos. Ao se escurecer parte de um objeto, por exemplo, cria-se uma maior sensação de profundidade, por isso é tão importante a observação de cores, luzes e sombras na fotografia. Dentro dessa técnica, pela perspectiva linear, é possível ainda guiar o olhar do observador para o ponto de interesse na cena.


Se atentem! Em breve mais dicas de composição, com ênfase nas linhas de uma paisagem e/ou objeto na cena e na composição com sombras, reflexos, etc.


Enquanto aguarda nosso próximo post, por que não ir treinando um pouco mais e juntando algumas técnicas para uma melhor fotografia?


436 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page